BALANÇO POSITIVO - A Economia Brasileira dos Anos 90
Ver abaixo Apresentação, Nota do autor e Sumário
|
|
|
ROTEIRO TURÍSTICO
Conheça também estas festas: |
BELÉM É UMA FESTA - Carnaval - Pará Folia - Festas Juninas - Círio de Nazaré - Fest Rock Pará - Pará Forró Fest
|
|
|
APRESENTAÇÃO
O Plano Real, muito embora se constitua no 6º plano de estabilização monetária desde o plano cruzado, implantado em fevereiro de 1986, foi a melhor alternativa de estabilização da economia nacional. Tem como importante contribuição teórica à história econômica brasileira, a utilização de um mecanismo de desindexação da economia, por meio da criação da URV, como um indexador automático de preços e salários.
Ao completar recentemente 4 anos de Plano Real, o livro do economista FERNANDO LEAL FRANCO surge numa hora muito oportuna, por oferecer aos estudiosos e à opinião pública nacional uma avaliação dos efeitos do Plano Real sobre a economia brasileira. Trata-se evidentemente de uma avaliação preliminar, mas com o mérito de abordar de forma apropriada um assunto muito atual. O livro está ricamente recheado de dados recentes da economia brasileira, revelando um cuidado especial do autor para com todas as suas afirmações.
Trata-se de um texto desenvolvido de forma muito didática, escrito em linguagem acessível a todos que não são da área, porém com o rigor exigido a um texto desta envergadura.
Esperamos que o livro auxilie a todos quanto se interessem pelas questões da economia brasileira contemporânea e desejam saber um pouco mais sobre o plano real.
Campinas, agosto de 1998
Prof. José Homero Adabo
Professor do Departamento de Economia e Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da PUC-CAMPINAS.
NOTA DO AUTOR
BALANÇO POSITIVO – A ECONOMIA BRASILEIRA DOS ANOS 90 começou a ser por mim escrito em 1991, como monografia para obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas. O texto original tem como título “O Programa Brasileiro de Desestatização e a Retomada do Desenvolvimento”.
Em 1994, com o lançamento do Plano Real, a inflação, que era alta até então, foi controlada e passou a cair, gradualmente, desencadeando um conjunto de efeitos sobre a economia brasileira.
Posso dizer que o Brasil tomou novo rumo dado que a produção da economia brasileira, em termos de Produto Interno Bruto (PIB), mais que duplicou nos anos 90 revelando números positivos de recuperação.
Isso instigou-me o interesse pela publicação do livro.
Este livro é dirigido ao público interessado em obter informações econômicas indispensáveis à compreensão da recuperação da economia brasileira na década de 90.
Fiz uma reformulação no texto inicial com vistas à preparação do presente texto e no desenvolvimento deste optei pela apresentação de resultados econômicos restringindo a explanação conceitual e analítica predominante no texto inicial.
Procurei preparar um texto que permita ao leitor compreender a realidade econômica brasileira com base em dados reais, sempre informando as fontes desses dados.
Espero ter alcançado meu objetivo que é divulgar economia e contribuir para um maior conhecimento da realidade em que vivemos que é, na minha avaliação, um importante período de recuperação da economia brasileira.
Quero agradecer ao Prof. José Homero Adabo, Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pela apresentação deste livro.
Para aqueles que de alguma forma me auxiliaram na preparação deste trabalho, aqui fica um agradecimento geral. Para as falhas, solicito a benevolência dos leitores.
Belém, maio de 1998.
Fernando Leal Franco
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
NOTA DO AUTOR
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1 ANTECEDENTES DOS ANOS 90
O crescimento dos anos 70
A lição dos anos 80
CAPÍTULO 2 A ESTABILIZAÇÃO
O Plano Real
Privatização
Aumento da arrecadação fiscal
Corte de gastos do Governo
CAPÍTULO 3 AS REFORMAS
Reforma da administração pública
Reforma da Previdência Social
Reforma fiscal
O acordo da dívida externa
CAPÍTULO 4 O QUE ESTÁ DANDO CERTO
O declínio da inflação
Melhora das contas públicas
O programa Brasil em Ação
Recursos externos
O crescimento do PIB
CAPÍTULO 5 NOVOS RUMOS
Empregabilidade
Balanço de pagamentos e mercados
Incentivos à produção e indicadores sociais
CONCLUSÕES
NOTAS
Belém, maio de 1998.
Fernando Leal Franco
|
BELÉM É UMA FESTA
TRECHOS DO LIVRO "Eu observava o cenário do desfile das escolas de samba quando, subitamente, os alto-falantes anunciaram o nome da escola que iria desfilar a seguir: Escola de Samba Unidos do Pará. Assim que o nome da escola foi anunciado, centenas de fogos de artifício subiram ao céu e explodiram no ar. Viu-se um belo espetáculo: milhares de gotas cintilantes caiam do céu. Parecia uma chuva de estrelas caindo em Belém. Com os olhos deslumbrados a multidão ficou a contemplar aquelas luzes por alguns instantes. Quando os fogos pararam de espocar, a multidão explodiu em aplausos." "A porta-bandeira, com uma longa saia branca rendada que esbarrava no chão, dançava em rodopios e, ao mesmo tempo, mostrava a bandeira da escola para a multidão. O mestre-sala, vestido de branco e com cartola, acompanhava seus passos e, de vez em quando, saudava a multidão com a cartola. A multidão explodia em aplausos." Durante o desfile, de repente, um jovem me pergunta: Comentário sobre o desfile da minha escola "A minha escola trouxe para a Avenida carros alegóricos interessantes. A idéia de mostrar as potencialidades do Pará, através do Carnaval, foi muito aplaudida pelo público. Penso que o Estado do Pará, com seu grande potencial de riquezas, não deve temer o futuro deve sim receber o futuro com alegria." BELÉM É UMA FESTA é um conto de Carnaval.
UMA MULHER CHAMA DR.WALKER Uma noite, pouco depois do anoitecer, o Dr.Walker atendeu seu telefone. “Preciso falar com o Dr.Walker”, disse a voz de uma mulher no telefone. “Aqui é o Dr.Walker falando. Em que posso ajudá-la ?”, disse o doutor.
Foto do Autor no início dos Anos 80
Foto do autor abril 2012
|
Obrigado pela sua visita a este site.